A "Revolta dos Malês" em novo livro gratuito
A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco disponibilizou gratuitamente na internet o livro “Malês 1835: negra utopia”, do sociólogo Fábio Nogueira.
Sociólogo conta a história da “Revolta dos Malês” em livro gratuito
Era madrugada do dia 25 de janeiro de 1835 quando estourou, na Bahia, a chamada “Revolta dos Malês”, uma insurreição inédita feita por escravizados, a maioria muçulmanos e de origem africana. Um dos objetivos principais dos escravizados era tomar a cidade, obter liberdade religiosa e derrubar o regime de escravidão. A revolta foi massacrada, mas o episódio foi histórico, assustou senhores em toda a América do Sul e teve muitos significados políticos que perduram até hoje.
A incrível história dos “Malês” já foi tema de muitos artigos, livros e filmes, mas agora pode ser conhecida gratuitamente. A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco disponibilizou gratuitamente na internet o livro “Malês 1835: negra utopia”, do sociólogo Fábio Nogueira. O livro está disponível em dois formatos digitais: Mobi e PDF. Não é preciso preencher formulários para baixar. Confira aqui.
Nas trincheiras da Primeira Guerra
Nos dias 19 e 20 de setembro de 2024 acontece o Seminário online “Vida cotidiana nas Trincheiras da Primeira Guerra Mundial”, que será ministrado pelo historiador Bruno Leal, professor de História Contemporânea do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). Ele também é o criador do Café História.
“Quando falamos da Primeira Guerra Mundial, falamos muito sobre as batalhas, os novos armamentos, as estratégias militares, as origens e os desdobramentos do conflito. Isso tudo é muito importante. Mas precisamos falar mais da vida cotidiana, da história social, explorar a vida e os sentimentos dos soldados que participaram dos combates. Eles têm muito a dizer, e a partir dessas falas podemos compreender melhor as nuances da Grande Guerra. Neste curso, nosso foco serão as trincheiras, mais particularmente as trincheiras da Frente Ocidental. Mais do que um sistema de posição e fortificação, as trincheiras eram um ecossistema cultural, extremamente dinâmico e complexo”, sublinha Leal.
O seminário será dividido em dois encontros online e ao vivo, por meio de plataforma Sympla, que utiliza a ferramenta Zoom para a transmissão. Cada encontro terá duas horas de duração e cerca de 30 minutos deste tempo será destinado ao debate e momento de perguntas. Os encontros ocorrem entre 18h30 e 20h30.
Para mais informações, clique aqui.
“A Última Sessão de Freud”: um embate de gigantes sobre o sentido da vida
Um encontro ficcional entre o pai da psicanálise Sigmund Freud e o escritor C.S Lewis. O filme estreou nos cinemas em dezembro de 2023 e está disponível para assinantes na plataforma de streaming HBO Max. Confira nossa crítica aqui.
“Freud’s Last Session” nasceu como peça de teatro pelas mãos do dramaturgo Mark St. Germain. Germain, por sua vez, usou como base de seu roteiro a obra “The Question of God: C.S. Lewis and Sigmund Freud Debate God, Love, Sex, and the Meaning of Life” do professor de psiquiatria Armand Nicholi. A semente do encontro ficcional inusitado surgiu com o boato de que Freud, pouco antes de sua morte, havia passado o dia com um suposto professor da universidade de Oxford. A partir daí Nicholi e Germain criaram a conversa imaginária que poderia ter ocorrido entre os dois sobre os mais diversos campos da vida – morte, sexo, religião, família, política e trauma. A adaptação das obras originais de Nicholi e Germain para o cinema, veio pelas mãos do diretor e roteirista Matt Brown (The Man Who Knew Infinity / 2015).